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Principais erros que empresas cometem ao criar conteúdo na internet.

Atualizado: 22 de jan.

A Internet se tornou um paraíso para ofertas de conteúdo, com a grande maioria das empresas percebendo que o conteúdo é a chave para o sucesso.


Apesar disso, muitas marcas estão cometendo os mesmos erros quando se trata de marketing. Se você deseja criar conteúdo na Internet, evite esses oito erros comuns.


Imagem com fundo cor de salmão e frase de destaque: 8 erros cometidos por empresas ao criar conteúdo na internet.
8 erros cometidos por empresas ao criar conteúdo na internet.


1- Não ter uma mensagem clara

Algumas empresas não criam conteúdo estratégico, apenas postam felicitações em datas comemorativas (natal, dia das mães e dos pais e etc).

Fora isso, há os que participam de trends (modinhas das redes sociais) apenas com o intuito de viralizar, mas esquecem que curtidas e seguidores não pagam os boletos.


2- Não compreender o seu público-alvo

Nunca é demais enfatizar a importância de direcionar o seu público-alvo corretamente. Você deve saber quem está tentando alcançar para criar conteúdo que traga resultados expressivos.


Ex: Se o seu nicho é sobre dança, não faz sentido publicar algo sobre maquiagem, ainda que a maioria da sua audiência seja feminina.


O que o seu público espera do seu perfil?

  • Dicas de sapatilhas;

  • Melhores aplicativos para aprender danças;

  • Vídeos de dança;

  • Aulas de coreografias;

  • Cobertura de festivais de dança e outros.

Direcionando o conteúdo, tem maiores chances de você vender seu produto/serviço.


3- Usar Click Bait mentiroso

Também chamado de “clique isca”, o click bait é um tipo de publicidade que usa um título que promete muito, mas entrega pouco.


Geralmente é usado em sites para maximizar a quantidade de tráfego online e aumentar a receita de anúncios.


Muitos usuários podem clicar neste tipo de conteúdo, pois promete informá-los sobre um determinado tópico, mas acabam frustados porque o que eles encontram é, na maioria das vezes, informações não comprovadas ou enganosas.


Um “click bait saudável” é chamado de GATILHO MENTAL. E é infinitamente melhor do que mentir para a sua audiência.


4- Não ter conteúdo único

Aqui estou falando literalmente sobre o plágio: cópia do post da concorrência.

É verdade que algumas ideias podem ser inspiradas por outros conteúdos.

No entanto, a melhor maneira de fazer isso é criando sua própria versão ou encontrando diferentes fontes de informação para seu projeto.

Você deve sempre dar crédito às suas fontes!

E quando se trata de blogs, esteja preparado para arcar com as consequências, pois isso pode acabar prejudicando a sua posição nos buscadores.


5 - Supor que todos gostarão do seu conteúdo.

Não quero te desapontar, mas nem todos vão gostar do seu conteúdo - e está tudo bem. Você não tem que criar conteúdo pensando em agradar a todos, assim sua marca perde a personalidade.


O que te faz ter influência e autoridade é justamente a identificação que as pessoas tem com você.


“ Seja um sniper, colega. Você nunca acertará o alvo atirando para todos os lados, acredite”. Helena Rodrigues.

6- Colocar todos os seus ovos na mesma cesta

O Instagram é uma das plataformas de mídia social mais populares usadas por empresas e indivíduos. No entanto, o que aconteceria se sua conta fosse desativada hoje?


Não coloque todos os seus ovos na mesma cesta, invista em mais de um canal de marketing digital.


7- Inventar dados

Muitas pessoas colocam dados para “dar credibilidade” a conteúdo, mas não citam a fonte - o que gera o efeito contrário.


Ex: 97% dos usuários acham sites criados no Wordpress mais atrativo.

Interessante né? Mas eu acabei de inventar esse dado porque eu vendo sites no Wordpress.


Resumindo: Se você não tem certeza ou não conhece a fonte, NÃO INSIRA.


8 - Call-to-action pouco clara

Uma CTA é a conclusão que você faz no final do post que informa ao leitor o que fazer a seguir.


Uma call-to-action pode ser um incentivo para que as pessoas comprem seu produto, se inscrevam em sua lista de e-mail, baixem um material ou um aplicativo.


Sua chamada para ação precisa ser clara e concisa para que as pessoas saibam o que fazer em seguida.


E aí, gostou do artigo?

Agora você já sabe o que não deve fazer ao criar conteúdo para a sua empresa na internet.

Seguindo essas recomendações, com certeza você terá bons resultados.

Se precisar de ajuda, conte comigo!

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