A Internet se tornou um paraíso para ofertas de conteúdo, com a grande maioria das empresas percebendo que o conteúdo é a chave para o sucesso.
Apesar disso, muitas marcas estão cometendo os mesmos erros quando se trata de marketing. Se você deseja criar conteúdo na Internet, evite esses oito erros comuns.
1- Não ter uma mensagem clara
Algumas empresas não criam conteúdo estratégico, apenas postam felicitações em datas comemorativas (natal, dia das mães e dos pais e etc).
Fora isso, há os que participam de trends (modinhas das redes sociais) apenas com o intuito de viralizar, mas esquecem que curtidas e seguidores não pagam os boletos.
2- Não compreender o seu público-alvo
Nunca é demais enfatizar a importância de direcionar o seu público-alvo corretamente. Você deve saber quem está tentando alcançar para criar conteúdo que traga resultados expressivos.
Ex: Se o seu nicho é sobre dança, não faz sentido publicar algo sobre maquiagem, ainda que a maioria da sua audiência seja feminina.
O que o seu público espera do seu perfil?
Dicas de sapatilhas;
Melhores aplicativos para aprender danças;
Vídeos de dança;
Aulas de coreografias;
Cobertura de festivais de dança e outros.
Direcionando o conteúdo, tem maiores chances de você vender seu produto/serviço.
3- Usar Click Bait mentiroso
Também chamado de “clique isca”, o click bait é um tipo de publicidade que usa um título que promete muito, mas entrega pouco.
Geralmente é usado em sites para maximizar a quantidade de tráfego online e aumentar a receita de anúncios.
Muitos usuários podem clicar neste tipo de conteúdo, pois promete informá-los sobre um determinado tópico, mas acabam frustados porque o que eles encontram é, na maioria das vezes, informações não comprovadas ou enganosas.
Um “click bait saudável” é chamado de GATILHO MENTAL. E é infinitamente melhor do que mentir para a sua audiência.
4- Não ter conteúdo único
Aqui estou falando literalmente sobre o plágio: cópia do post da concorrência.
É verdade que algumas ideias podem ser inspiradas por outros conteúdos.
No entanto, a melhor maneira de fazer isso é criando sua própria versão ou encontrando diferentes fontes de informação para seu projeto.
Você deve sempre dar crédito às suas fontes!
E quando se trata de blogs, esteja preparado para arcar com as consequências, pois isso pode acabar prejudicando a sua posição nos buscadores.
5 - Supor que todos gostarão do seu conteúdo.
Não quero te desapontar, mas nem todos vão gostar do seu conteúdo - e está tudo bem. Você não tem que criar conteúdo pensando em agradar a todos, assim sua marca perde a personalidade.
O que te faz ter influência e autoridade é justamente a identificação que as pessoas tem com você.
“ Seja um sniper, colega. Você nunca acertará o alvo atirando para todos os lados, acredite”. Helena Rodrigues.
6- Colocar todos os seus ovos na mesma cesta
O Instagram é uma das plataformas de mídia social mais populares usadas por empresas e indivíduos. No entanto, o que aconteceria se sua conta fosse desativada hoje?
Não coloque todos os seus ovos na mesma cesta, invista em mais de um canal de marketing digital.
7- Inventar dados
Muitas pessoas colocam dados para “dar credibilidade” a conteúdo, mas não citam a fonte - o que gera o efeito contrário.
Ex: 97% dos usuários acham sites criados no Wordpress mais atrativo.
Interessante né? Mas eu acabei de inventar esse dado porque eu vendo sites no Wordpress.
Resumindo: Se você não tem certeza ou não conhece a fonte, NÃO INSIRA.
8 - Call-to-action pouco clara
Uma CTA é a conclusão que você faz no final do post que informa ao leitor o que fazer a seguir.
Uma call-to-action pode ser um incentivo para que as pessoas comprem seu produto, se inscrevam em sua lista de e-mail, baixem um material ou um aplicativo.
Sua chamada para ação precisa ser clara e concisa para que as pessoas saibam o que fazer em seguida.
E aí, gostou do artigo?
Agora você já sabe o que não deve fazer ao criar conteúdo para a sua empresa na internet.
Seguindo essas recomendações, com certeza você terá bons resultados.
Se precisar de ajuda, conte comigo!
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