Essa foi a pergunta que um cliente me fez: "Mas Karine você já viu o site do meu concorrente? Ele é bem mais 'feio' e tem bastante tráfego."
Já já eu vou te falar a resposta que eu dei para ele. Mas será que isso também não está acontecendo com você?
O seu site tem um visual atrativo, porém o seu concorrente que tem um site super simples consegue mais visitas que você e consequentemente mais vendas?
Continue a leitura e descubra porque isso acontece.
De onde vem o tráfego de um site?
Site responsivo: Primeiramente você precisa saber que para que o Google te 'valorize' você precisa proporcionar um site que seja responsivo tanto para computadores quanto para dispositivos móveis.
A experiência do usuário conta bastante no ranqueamento de um site, e essa é uma das respostas para a pergunta principal desse artigo. Não adianta você ter o site mais lindo da internet se ele não funcionar bem nos dispositivos móveis (smartphones, tablets...).
Sites lentos: Isso é uma coisa que provavelmente você já deve saber, mas se não sabe, pense junto comigo: Alguma vez você já saiu de um site sem ver o conteúdo só porque estava demorando para carregar? Eu já! E milhares de outras pessoas também fazem isso. Portanto cuide para que o carregamento do seu site seja rápido.
Alinhando esses pontos acima você consegue atrair visitantes e clientes para o seu site dos seguintes modos:
Anúncios: Um meio de atrair visitantes rapidamente para o seu site é através de anúncios, entretanto as regras anteriores continuam valendo. Se você tiver um site lento ou que não seja responsivo vai somente perder tempo e dinheiro com anúncios.
Links de outros sites: Caso você tenha um conteúdo super relevante, as chances de alguém mencionar o seu post em algum artigo são bem maiores. Dessa forma, você pode conseguir que mais pessoas acessem o seu site através do tráfego de outros sites da internet.
SEO: Chegamos agora na resposta que eu dei para o meu cliente: "O seu concorrente investe em SEO. Então embora o site dele seja 'simples' naturalmente terá mais visitantes e futuros clientes."
Clique aqui para entender melhor o que é o SEO e como ele pode atrair mais visitantes para o seu site.
Como eu confiro o tráfego da concorrência?
O método que eu mais utilizo para avaliar os concorrentes dos meus clientes é o Ubersuggest. Esse site é uma ferramenta gratuita que permite analisar o número de visitantes de qualquer site e avaliar o seu posicionamento de acordo com as palavras-chave.
Para utilizar ele é bem simples, basta inserir o domínio do seu concorrente ou o seu próprio para avaliação. A partir daí a ferramenta vai te passar todas as informações a respeito do SEO daquele endereço.
O domínio nada mais é do que a url, : seusite.com.br
Considerações finais
Eu resolvi compartilhar esse questionamento com vocês porque talvez já tenham tido essa mesma dúvida, ou ainda porque acham que não estão conseguindo alcançar os resultados esperados.
Espero que tenha sido útil!
Comments