Escrever um blog é como um quebra-cabeça. É preciso muito tempo e esforço para encontrar as peças certas e encaixá-las.
Se seu objetivo é criar conteúdo com altas taxas de engajamento e conversão, você precisa seguir algumas práticas importantes.
Quer saber quais são elas? Continue a leitura.
1- Escreva um tópico que seja relevante para o seu público
Os conteúdos do seu blog precisam ser do interesse do seu público-alvo. Escrever sobre tendências nem sempre é uma boa escolha, pois pode atrair a audiência errada para sua página.
Para produzir artigos atrativos, pense no que seu público gosta. Descubra quais são seus interesses e escreva sobre eles.
2- Faça a otimização SEO:
Essa com certeza é a dica mais importante para aumentar os seus resultados do blog.
Search Engine Optimization (SEO) é o processo de influenciar a visibilidade de um site ou página da web nos resultados de pesquisa orgânica.
Em outras palavras, é a otimização do texto para os mecanismos de pesquisa (como o Google).
Sem SEO, um texto pode até ser muito bom, mas será encontrado por poucas pessoas.
3- Mantenha suas postagens curtas e agradáveis
Vai por mim, o seu leitor não quer se deparar com uma Bíblia no seu blog, ele apenas quer encontrar a informação que ele está buscando.
Por isso, tente sempre ir direto ao ponto, sem enrolação e sem encher línguiça no texto para “completar o número de palavras”.
4- Diversifique com formatos de conteúdo exclusivos
Ao pensar em como melhorar o conteúdo do blog, as pessoas muitas vezes esquecem da importância de diversificar com imagens, infográficos, vídeos e até posts em aúdio.
A diversificação permite que você atraia mais pessoas interessadas em seu nicho, oferecendo a elas uma variedade de opções. A taxa de retenção também aumenta quando outros formatos de conteúdo são utilizados.
5- Faça publicações periodicamente
Postar regularmente não significa apenas ser consistente. É também garantir que você tenha conteúdo suficiente para seu público pesquisar, navegar e interagir.
Postagens regulares podem te ajudar a obter melhores resultados com seus esforços de marketing.
6- A aparência do blog também é importante
Na vida offline, as pessoas tendem a dar mais atenção para o que as pessoas bem vestidas falam. Parece que o que "elas têm a dizer é mais importante"...
Na internet, as coisas funcionam de forma semelhante. Certifique-se de que seu blog seja atraente em design, conteúdo e recursos visuais. Isso aumentará as chances de atrair pessoas interessadas no que você tem a dizer.
7- Faça guest post
A postagem de visitante com um blog de qualidade é uma ótima maneira de anunciar sua marca e ganhar links de sites do seu nicho.
Um guest post permite que pessoas com conteúdo interessante e relevante compartilhem suas ideias com o público da empresa.
Com essas postagens, os blogs podem obter links de referência, mais tráfego e aumentar suas classificações nos mecanismos de pesquisa.
8- Incentive o leitor a permanecer no blog
O Google classifica os sites de acordo com seu desempenho nas pesquisas, e um dos fatores mais importantes nessa avaliação é a aderência.
O algoritmo de classificação do Google leva em consideração o tempo que um usuário permanece em um determinado site, e maiores taxas de aderência podem levar a resultados de SEO positivos.
Confira algumas dicas para aumentar a permanência dos leitores no seu blog:
Recomende a leitura de conteúdos semelhantes. Insira tópicos como: “Leia mais”, “Você também pode gostar de…” e outros.
Aproveite a CTA. Essa é a chamada para ação que você faz na conclusão do seu texto. Para fazer o leitor permanecer indique uma ação, baixar um e-book, se increver na newsletter ou acessar outro conteúdo. Tudo isso faz com que o usuário tenha que ficar mais alguns minutos no seu site!
E aí, esse post foi útil?
Colocando em prática o que eu acabei de ensinar… Que tal descobrir por qual motivo sites feios têm bastante tráfego?
Comments